Wiki Danganronpa
Advertisement
Toko Touko Fukawa Pixel para Esboços Este artigo é um esboço de desespero!

Como tal, é considerada a ser incompleta em relação à informação disponível.

Todo humano tem arrependimentos, tem coisas que gostariam de voltar atrás e mudar. Mas eu não! Por que sou um urso.

— Danganronpa: Trigger Happy Havoc

Monokuma (モノクマ) é um urso de pelúcia robótico e o autoproclamado Diretor da Hope's Peak Academy que instiga o Killing School Life retratado em Danganronpa: Trigger Happy Havoc.

Ele posteriormente toma conta da Killing School Trip exibida em Danganronpa 2: Goodbye Despair, expulsando Usami no processo.

Após isso ele retorna uma última vez na Hope's Peak Series, tomando o controle da sede da Future Foundation e iniciando o Final Killing Game apresentado em Danganronpa 3: The End of Hope's Peak High School.

Monokuma ainda retorna outra vez na Ultimate Academy for Gifted Juveniles Series, começando um novo jogo assassino, o Killing School Semester, exibido em Danganronpa V3: Killing Harmony ao lado de seus filhos, os Monokubs.

Aparência[]

Monokuma V3 Sprite
Monokuma Perfil Danganronpa 1

Monokuma é um urso com todo seu rosto e corpo divididos no meio em duas partes. Lembra o símbolo de Yin-Yang, onde há um equilíbrio entre dois opostos de forma similar à uma correnteza. Seu lado direito é branco e tem uma expressão clássica de um urso de pelúcia, enquanto seu lado esquerdo mostra mais de sua aparência sinistra: É preto, tem um olho vermelho horizontal em formato denteado que lembra o logo da Hope's Peak Academy, além de um sorriso maléfico.

Mesmo que ele seja completamente dividido entre dois lados opostos, as únicas partes de Monokuma que não são afetadas por essa divisão são seu focinho e sua barriga, já que ambos continuam brancos. Ele também possui um grande e óbvio umbigo na parte inferior da barriga, com um "X" marcado nele. Dentro dele, há muitos fios devido ao fato dele ser um robô e uma bomba. Monokuma comicamente também tem uma língua mostrada em várias artes promocionais e em Danganronpa V3.

Gráfico de Altura de Monokuma e Monomi

Gráfico de Altura de Monokuma e Monomi em Danganronpa 2

A altura de Monokuma varia em cada aparição. Em Danganronpa: Trigger Happy Havoc e Danganronpa V3: Killing Harmony, ele tem 75cm. Em Danganronpa 2: Goodbye Despair e Danganronpa 3: The End of Hope's Peak High School, ele tem 65cm.

Em Danganronpa 3: The End of Hope's Peak High School e Danganronpa V3: Killing Harmony, Monokuma mantém sua aparência, adicionando apenas algumas coisas novas que mudaram em seu sprite. Seu corpo parece ser um pouco mais rechonchudo e menor, além de seu lado preto parecer ser mais um cinza escuro comparado à outras aparições.

Roupas[]

Em Danganronpa 2, Monokuma brevemente usa um terno azul claro com uma camisa branca e uma gravata vermelha longa ao redor de seu pescoço. Os Monokumas colecionáveis são vistos usando trajes variados. No Capítulo 1 ele usa um biquíni feito de conchas e em sua orelha direita tem um hibisco vermelho. No Capítulo 3, ele possui o que parece ser um Poncho vermelho e um Sombrero. No Capítulo 5, ele parece supostamente estar usando um COMP da série Megami Tensei.

Em Wizard of Monomi, Monokuma é visto usando uma coroa de rei dourada com três diamantes azuis visíveis. Ele também utiliza uma capa vermelha de rei ao redor de seu pescoço e corpo.

Em cosplay, Monokuma se parece com o Jibanyan de Yo-Kai. Ele se torna um gato preto e branco, com orelhas de gato e um corte em sua orelha direita. Ele também usa uma coleira azul e branca em seu pescoço, combinando com as chamas no fim de sua calda.

Durante o Monokuma Theater em Danganronpa V3, ele é visto usando vários cosplays de personagens diferentes de filmes americanos famosos.

Personalidade[]

Monokuma é frequentemente descrito como descontraído e alegre a primeira vista, mas ainda parecendo muito sinistro. Entretanto, ele sempre rapidamente revela sua natureza maléfica por descrever seus jogos assassinos e seu prazer por desespero, ele é conhecido por seu hábito de dizer e fazer qualquer coisa que quiser. Ele ama histeria, violência e caos, resumidos em uma de suas frases de efeito: "emoções, calafrios, mortes!". Ele também tem suas própria risada característica, um sádico "puhuhu" ("upupupu" na versão Japonesa) e um debochado "ah-hahahaha".

De várias formas diferentes, Monokuma representa dualidade em seu design e personalidade, com seu lado branco bonzinho e seu lado preto malvado. Ele às vezes age educado ou fofo e inocente, até protetor, por alguns momentos raros ele até parece dar conselhos positivos e sábios. Contudo, ele é mais conhecido por seu lado malicioso e cruel, possuindo um senso de humor doentio e uma tendência em atormentar os outros e fazer tudo em nome do desespero. Ele pode trocar entre essas características em um piscar de olhos, fazendo com que ele seja imprevisível para seus estudantes lidarem. Ele geralmente fica empolgado com os julgamentos de Classe e faz de tudo para torna-los divertidos para si mesmo.

Monokuma gosta do sofrimento alheio, o que faz ele ficar loucamente empolgado. Caso contrário, ele fica entediado e desapontado se a situação não tiver o tanto de desespero que ele esperava. Ocasionalmente, ele fica tão frustrado pela falta de desespero que parece perder suas energias e recua para fazer novos planos. Já foi mostrado que ele também pode agir hipocritamente sobre sua ideologia de desespero, já que ele sempre está disposto à mentir e trapacear se ficar desesperado o suficiente. De qualquer forma, ele parece ter princípios, pois algumas pessoas são tão perversas que enojam até mesmo Monokuma.

Ele é imaturo e infantil, frequentemente agindo de uma maneira sarcástica e debochada com os estudantes, ocasionalmente fingindo de forma dramática estar ofendido quando é justamente acusado. No general, ele faz muitas piadas (especialmente trocadilhos com ursos) e quebra a quarta parede constantemente. Monokuma é normalmente visto imitando vários personagens da cultura pop, principalmente em Danganronpa V3 quando ele faz um cosplay de Jibanyan. Monokuma não parece levar a situação dos estudantes a sério, mesmo que afirme que desespero é um assunto muito sério para ele. Ele aproveita toda oportunidade para desmerecer os estudantes, desviando a culpa e dizendo que eles são os responsáveis por tudo de ruim que acontece na escola. Ele também tende à ignorar os alunos e agir como se eles não entendesse do que eles estão falando quando o expõem com evidências corretas.

Monokuma pode ser bem impaciente e tentar atacar pessoas com suas garras, sua função de autodestruição, ameaças de execução ou qualquer outro meio se ele se sentir irritado ou ameaçado o suficiente. Porém, a maioria do tempo ele se controla, afirmando que não pode machucar seus "amados estudantes". Sua natureza de bully e abusivo é especialmente óbvia na forma com que ele trata Monomi, pois se torna fisicamente e verbalmente abusivo com ela, mesmo que ele esteja minimamente irritado ou por aparentemente motivo algum. De maneira similar, ele age muito violentamente com seus filhos se eles o irritam, apesar de originalmente ser de forma caricata que não parecia os incomodar. Todavia, Monokuma se torna cada vez mais cruel com suas crianças conforme o jogo progride, eles se mostram muito tristes por isso, mencionando que Monokuma costumava ser muito mais amoroso com eles no passado. Ele também gosta de zoar K1-B0 por ser um robô, mesmo que ele também seja um. No caso dos estudantes, Monokuma geralmente odeia aqueles que não o obedecem ou tem otimismo ou inteligência o bastante para serem mais difíceis de se manipular, ele tende a descrever essas pessoas como "irritantes".

Monokuma é também muito arrogante e tende a tratar os outros de forma rude, com Junko sendo a única a quem ele se refere de maneira respeitosa como "Lady Junko". Combinando com sua arrogância, ele tem muitas histórias falsas sobre seu passado, várias sendo sem sentido e com mensagens bobas, sombrias ou até reflexivas no final. Estranhamente, ele parece ter muito orgulho de seu suposto cargo de diretor, exigindo respeito pelas regras e ficando bravo se ele é chamado de "ursinho de pelúcia" ao invés de diretor.

Notavelmente, ele parece fortemente contra qualquer ato vergonhoso que possa manchar o nome de sua respeitada escola, mesmo que ele muitas vezes acuse injustamente os alunos de ter motivações sujas, explicando em detalhes excessivos sobre suas suspeitas. Apesar de agir como se estivesse acima de todos, ele pode fazer comentários pervertidos para seus alunos, igualmente para meninos e meninas (especialmente por serem adolescentes), Sua perversidade e amor próprio se tornam especialmente claros em V3 já que ele parece atraído de forma perturbadora por seus próprios filhos simplesmente por causa de terem a aparência "bonita" dele e apenas os tolera por seu "visual fofo". Ele tende a chamar os Monokubs de "seus filhotes fofos" e em um ponto ele até se tornou careca por conta da fofura dos Monokubs.

Como visto em Danganronpa: The Animation, Monokuma, de maneira adequada por seu papel como um urso, parece gostar de salmão e mel. A comida favorita dele é aparentemente salmão (devido a ele ser um urso) e ele é visto frequentemente comendo isso em Danganronpa: The Animation e Danganronpa V3: Killing Harmony. É também notado em Danganronpa 2 que ele não gosta de nenhum tipo de comida vermelha, sendo visto comendo a carne preparada por Teruteru Hanamura. É um mistério como Monokuma consegue comer considerando que ele é um robô, mas parece ser só um dos papéis de sua cômica atuação, assim como quando ele dorme. No anime, Monokuma também parece mais visualmente cômico do que o normal, ele tende a segurar diferentes objetos, como um pote de mel ou um peixe. Ele também se refere às pessoas na dublagem em inglês do anime como "yer" ("você" em português, mas dito com um sotaque).

A personalidade de Monokuma é originalmente uma das personalidades de Junko a qual ela usa no primeiro Killing Game enquanto o controla, apesar da personalidade continuar consistente até quando ele é usado como avatar por pessoas diferentes. De acordo com Kodaka, Monokuma é o personagem mais fácil de se escrever por que ele é o tipo de personagem que ele pode fazer falar qualquer coisa que quiser sem medo da repercussão.[1]

Advertisement